Diferença entre poema e poesia

Quando falamos em poema, nos referimos à forma em que um determinado texto é apresentado. Isto é, poema é um texto dividido em verso, estrofe e que pode apresentar rimas, métrica, ritmo, etc. Ou seja, o poema é algo concreto, pode ser visto, é a estrutura formal de um texto.

Por outro lado, quando falamos em poesia, nos referimos à capacidade que um texto tem de despertar sentimentos e emoções no leitor. A poesia é dotada de beleza, por isso emociona. Por estar relacionada à emoção e à noção de belo, a poesia pode estar em um poema, assim como também em uma imagem, uma música, um quadro, uma flor, etc.

Perceba, portanto, que o poema é concreto, é a estrutura do texto. Enquanto que a poesia é abstracta, e não está no texto, na imagem ou em qualquer outra coisa, está em quem vê, pois são os nossos olhos ou a nossa capacidade de nos sensibilizar e nos emocionar que transformam algo em poesia.

Diante disso, podemos dizer que um poema sempre será um poema, já a poesia dependerá do leitor para ser considerada uma poesia. Portanto, o poema pode conter poesia ou não. E a poesia pode estar presente no poema como em qualquer outra coisa, embora quando se tratar de textos, é necessário que se saiba que o texto só será poesia se for capaz de despertar sentimentos no leitor.